O HTML5 incorpora o padrão MathML. Trata-se de uma linguagem de marcação, baseada em XML, para representação de fórmulas matemáticas. Você pode ler mais sobre MathML em http://www.w3.org/Math/. Para incorporar código MathML em seu documento HTML5, não preciso fazer declarações especiais. Basta escrever normalmente o código, iniciando com um elemento math. Veja este exemplo:
<!DOCTYPE html> <html> <head> <meta charset="UTF-8"/> <title>MathML</title> </head> <body> <math xmlns="http://www.w3.org/1998/Math/MathML"> <mrow> <mi>x</mi> <mo>=</mo> <mfrac> <mrow> <mo form="prefix">−</mo> <mi>b</mi> <mo>±</mo> <msqrt> <msup> <mi>b</mi> <mn>2</mn> </msup> <mo>−</mo> <mn>4</mn> <mo>⁢</mo> <mi>a</mi> <mo>⁢</mo> <mi>c</mi> </msqrt> </mrow> <mrow> <mn>2</mn> <mo>⁢</mo> <mi>a</mi> </mrow> </mfrac> </mrow> </math> </body> </html>
Veja como esse exemplo é renderizado no navegador:

Mesmo que você nunca tenha visto MathML, e este código pareça um pouco assustador, dê uma olhada com calma no código, comparando com a imagem do resultado, e você vai perceber que é muito simples. Talvez algo que possa deixá-lo confuso é a entidade ⁢
, que aparece algumas vezes no código. Ela está lá para separar os fatores 4ac, por exemplo. Esses valores são multiplicados, é o que a fórmula representa, mas não queremos colocar um operador de multiplicação entre eles, porque por convenção se simplesmente escrevemos 4ac qualquer leitor saberá que isso é uma multiplicação.
Por que então se preocupar em inserir ⁢
? Você vai notar que se remover a entidade e a tag mo correspondente o resultado visual será o mesmo. Colocamos ⁢
porque MathML não é só visual, é semântica. Um outro agente de usuário pode ter recursos de importar essa fórmula para uma ferramenta de cálculo, por exemplo.